https://mobirise.com/

Sabendo que os alunos de Biologia querem saber mais para além das aulas abordadas na Faculdade, que querem "pôr a mão na massa" o mais cedo possível, e sabendo, por outro lado, que há muitos professores e investigadores ou até empregadores ávidos de ter novos aprendizes que fluoresçam e reconheçam a sua "arte" ao mesmo tempo que os ajudam, o NEBFCUL tomou a iniciativa de unir alunos, professores, investigadores e demais interessados. 

Assim, trazemos-te alguns trabalhos que estão a decorrer, para que possas contribuir com a tua ajuda e, simultaneamente, aprender mais sobre o que gostas ou o que poderás vir a fazer no futuro, como biólogo/a.


No entanto, antes de começares a explorar, por favor lê as instruções que te vamos dar a seguir, para que tudo decorra da melhor maneira possível!


Instruções:

1. Vê todos os trabalhos antes, com muita atenção, antes de começares a enviar mails - os professores e cientistas gostam de ver o seu trabalho reconhecido, e só querem pessoas realmente interessadas nos seus projectos, por isso, investiga primeiro.

2. Certifica-te de que tens algum tempo livre e que o consegues conciliar com o da pessoa que te vai receber e acompanhar.

3. Estipula uma duração mais ou menos predefinida com a pessoa que te vai receber (nalguns casos são necessários tempos mínimos de trabalho, uma vez que o objectivo é ser uma iniciativa quid pro quo).

4. Quando falares pessoalmente com a pessoa com quem vais trabalhar, certifica-te que estás mesmo interessado e, se não estiveres, informa logo quem te irá receber. Não desistas a meio do "contrato". 

5. Antes de iniciares os projectos, tenta fazer o melhor trabalho de casa possível: investiga/estuda o que vais fazer.

Bom trabalho!


Se souberes de algum projecto que não esteja exposto, por favor contacta-nos. Não conseguimos melhorar sem a tua participação.

Biologia Ambiental

Projecto de doutoramento “Leptoglossus occidentalis: ecology and biology”

Instituto Superior de Agronomia (ISA)

Processamento de amostras (abertura de pinhas, recolha de pinhões, separação por classes de estragos), radiografia dos pinhões e análise de resultados.
1 vaga.

Manutenção de culturas

Instituto Superior de Agronomia (ISA)

Estágio prático de manutenção de culturas de insectos-pragas dos produtos armazenados.
1 vaga.

Técnicas de manutenção de uma colónia de Phlebotomus perniciosus (Diptera, Psychodidae).

Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT)

Estágio prático sobre técnicas de manutenção de uma colónia de Phlebotomus perniciosus (Diptera, Psychodidae). O aluno interessado não poderá ser claustrofóbico (sala de reduzidas dimensões, com temperaturas e humidades um pouco elevadas), não
poderá ter alergias a picadas de insectos (há sempre essa possibilidade, ainda que não estejam infetados), nem ser impressionável por ver alimentações sanguíneas em murganhos ou outros roedores anestesiados.
1 vaga.

Divergência fenotípica em cigarras Mediterrâneas

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL)

 ​O objectivo deste voluntariado é ajudar na analise morfológica e descrição de espécies de cigarras Mediterranêas. As cigarras em causa, foram recentemente descobertas em Marrocos e são novas para a ciência. Os voluntários contribuirão para a descrição destas espécies, fotografando diferentes caracteres da morfologia externa e interna (genitalia) para posterior medição e comparação com espécies conhecidas.
1 vaga.

Dispersão de sementes pelas aves florestais de São Tomé

Laboratório de Ecologia Terrestre (5º Piso do C2 na FCUL)

Colaborar no processamento de amostras para quantificação e identificação de sementes viáveis.
Competências necessárias: Paciência e concentração, uma vez que o trabalho implica trabalho minucioso à lupa.
[Website]
Nº de vagas: Em aberto.